fbpx
Juci Nones

Juci Nones

Você está sendo um bom líder?

você está sendo um bom líder?

Você que é líder de uma equipe, já se perguntou se  você está sendo um bom líder, hoje? Pois é. Pense. Talvez esteja difícil para as pessoas entenderem o que você quer dizer com o que diz da maneira correta. Pode ser que você esteja perdendo muitas pessoas da sua equipe. Talvez sua equipe esteja produzindo menos porque está desanimada. Se esse for o caso, calma! Tudo tem solução se você ir pelo caminho que te levará até uma.

Para te ajudar a enxergar este caminho, no texto de hoje eu vim te dar algumas dicas, ferramentas, que você pode usar. Te mostrar o que você precisa para se tornar um líder melhor e ter sua equipe no mesmo fluxo que o seu, num fluxo produtivo e saudável ao mesmo tempo.

Dica número 1: Deixe suas prioridades claras para ser um bom líder.

Ter habilidade de comunicação nunca será demais. É necessário sempre buscar ser mais hábil nesse sentido. Porém, se você for um líder, isso é ainda mais importante pra você, em vários sentidos. E um deles é fazer com que sua equipe saiba com clareza o que você precisa, para que desentendimentos possam ser evitados.

Você precisa ser claro e objetivo. Faça quantas reuniões forem precisas em curto período de tempo para que não sejam esquecidas as suas prioridades ou as da equipe. Esclareça também quais são as prioridades a serem tomadas para concluir o seu grande objetivo, ou todos os pequenos, mas necessários.

Antes de falar com sua equipe, deixe tudo claro para si mesmo, para que você consiga criar uma comunicação mais explícita. Se pergunte sempre: agora pretendo informar, receber sugestões e críticas, ou traçar uma meta? O que pretendo com esta comunicação?

Dica número 2: Defina valores em comum entre a equipe. 

Além de os seus valores e prioridades dentro do seu negócio serem muito importantes para tudo funcionar, se você tem uma equipe com você, é preciso que os valores dessa equipe sejam os mesmos, para todos fluírem juntos. Claro, os valores devem ser bons, como empatia, organização, etc… Aliás, um dos principais valores de uma equipe inteira deve ser, sem sombra de dúvidas, o autoconhecimento. Pois se cada um tiver com o autoconhecimento em andamento, saberá ao certo seus próprios valores e se, de fato, se encaixa com os do líder ou do resto da equipe.

Outro valor que eu acredito ser muito importante é a integridade. Pois levar em consideração o esforço e superação de uma equipe ou de um líder além de só ganhar, ganhar e ganhar, é um passo gigante para o sucesso desse grupo como sendo um grupo unido.

Dica número 3: Tenha uma filosofia de liderança.

Um real grande líder quer que os outros cheguem aonde ele está, que estejam algum dia no mesmo nível que o dele, não alguém que quer sempre que os outros sejam inferiores, apenas seus eternos seguidores. Essa é uma filosofia de liderança importante. Recomendo que você estabeleça a sua. Pensar se você quer ser consistente em apenas mandar nas outras pessoas o quanto puder ou em usar o seu cargo para trazer elas até aqui, ou até onde desejam, já que você pode.

Ah, e, aproveitando para lembrar… Se inscreve aqui no canal! É só clicar no botãozinho vermelho de INSCREVA-SE aqui embaixo!! Assim, você pode acompanhar todos os meus vídeos para mais como este.

Dica número 4: Foque nas pequenas coisas.

Como a filosofia de liderança, é importante ter um objetivo a longo prazo. Um propósito. Porém, se você ficar só esperando por isso, não notará os ganhos e crescimentos do dia a dia e se frustrará com a demora ou algo assim por conta de limitações, talvez de dinheiro ou de tempo. Você precisa analisar o tempo conforme a lei do retorno. O que você faz hoje que te trará um retorno a longo prazo, mas também o que trará um retorno no dia a dia, mesmo que não tão grande. Seja esse retorno dinheiro, tranquilidade, mais produção, o que for que seja bom. Faça esse acompanhamento do dia a dia e então quando você menos esperar os objetivos a longo prazo estarão se cumprindo mais rapidamente. Este será o reflexo de estar sendo um bom líder.

Dica número 5: Lembre-se: você não precisa ser forte o tempo todo e mesmo assim continuará sendo um bom líder.

Não é só porque você é líder e tem que se mostrar exemplo que você não esteja vulnerável às vezes. Ou não 100% confiante de algo, ou sempre fazendo as coisas certas. Como ser humano, ninguém está. Por mais que seja parte do nosso trabalho inspirar e dar exemplo aos outros, é completamente normal e até importante para a sua gestão que você mostre o outro lado de vez em quando. Que você seja sincero. Isso mostrará à sua equipe que eles também podem ser. Isso dá liberdade a eles de não terem medo de você e também os mostra que mesmo se eles chegarem algum dia a serem líderes como você, ainda assim não serão perfeitos. É a vida real! Ou seja, você pode usar isso de modo positivo.

Se você não entender que a liderança, como tudo na vida, pode não estar inteiramente em seu controle, pois também pode ser emocional, você não está pronto para ser um líder. Aceite isso e use em seu favor ou em favor da sua equipe. É mais normal você também ter dúvidas, como todo mundo, do que não ter, acredite!

Então, essas foram as dicas. Tenho certeza que se você realmente fizer a sua parte, se preocupar com estar sendo um bom líder ou não e de fato de esforçar para ser, receberá um efeito muito positivo da sua equipe. Use as dicas para estar mais preparado para todos os desafios que pode vir a ter em sua gestão, que fazem parte.

Espero que o que eu trouxe aqui hoje te ajude de alguma forma a alavancar seus resultados profissionais e até mesmo pessoais e sua qualidade de vida, que são uma consequência!

Leia mais em nosso blog:

https://institutojucinones.com.br/blog/

Conheça nosso canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCJlcgUVi2YMVNPZecCa1nqQ?view_as=subscriber

Conecte-se conosco:

https://bit.ly/conecte-se-conosco

Receba nossas novidades!

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *