fbpx
Juci Nones

Juci Nones

Encontrando seu propósito

encontrando seu propósito

Bom, no texto dessa semana quero falar sobre um assunto esperançoso. Um assunto que, quando conversado, pode trazer esperança a muitas pessoas em suas vidas. Quero falar com você sobre propósito. Primeiro sobre propósitos no geral e depois sobre o seu propósito e permanecer encontrando seu propósito que pode ser que seja uma coisa importante da sua vida que esteja precisando de um olhar seu um pouco mais atencioso.

Antes de tudo, quero te dizer que o propósito do qual estou falando sobre aqui, não necessariamente é um propósito grandioso, estrondeante. E, além disso, não necessariamente é só um. Os propósitos variam de pessoa para pessoa. Eles variam de intensidade, de quantidade, de direção e de significado.  Por isso mesmo, tudo que falarei aqui, é em termos gerais baseados em estudos sociais.

Como é uma pessoa que permanece encontrando seu propósito

No geral, uma pessoa sem um propósito claro, é uma pessoa que pouco se conhece. Quando uma pessoa já está iniciada no processo sem fim de conhecer a si mesma, a cada dia que passa, ela tem sua vida passando em sua cabeça de forma mais clara, de forma que ela entende bem. Pois se ela está se conhecendo em sua verdadeira essência e buscando se amar a partir disso, ela sabe o que lhe agrada e o que deixa de lhe agradar.

Ela sabe o que faz bem para ela e o que não faz. Ela sabe o que condiz com os ideais que ela tem e o que não condiz; o que vai contra. Aliás, ela conhece esses ideais. A pessoa precisa se conhecer, conhecer suas reações, seus sentimentos, suas emoções, seus pensamentos a cada situação, a cada dia, para que saiba quais ideais que existem mundo à fora são os que ela precisa trazer para si e defender, e acreditar!

Como eu disse, o caminho do autoconhecimento é um caminho sem fim, ele é eterno, infinito. Então, para saber qual o seu propósito de vida, ou quais, você não precisa estar 100% em êxito. Afinal, é praticamente impossível estar 100% em êxito ao menos por 1 segundo sequer nessa vida, tendo em vista que somos seres humanos imperfeitos e em constante evolução. Você precisa apenas ter iniciado a caminhada. Você precisa estar nessa estrada, não no acostamento, e sim em movimento. Aí, com certeza será mais fácil para você pensar sobre propósito.

Como é encontrar o seu propósito

Porque, um propósito, como diz no dicionário de língua portuguesa, é: “Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio”. É como se fosse um grande objetivo, um objetivo do qual você não tem problema algum de correr atrás dele a sua vida inteira, pois é o seu propósito, é o que te mantêm de pé, é o que dá um significado a sua existência, e, acima de tudo, te deixa imensamente feliz e satisfeito, ao menos em alguns dos principais âmbitos da vida, se não em todos. E, como você vai encontrar e ter clareza do seu, sem saber o que você mesma(o) gosta de fazer, o que lhe dá satisfação, o que lhe traz felicidade, o que você sente que é uma marca sua no mundo (sendo ela pequena ou grande), sem conhecer a si mesmo? Não dá, né?

Encontrando o seu tipo de propósito

O seu propósito de vida pode ser profissional ou não. Ele pode ser um só, e que você o cumpra todos os dias, ou ele pode ser vários, e você vai cumprindo um pouco de cada durante o mês, ou durante o ano. Além disso, o seu propósito pode variar, em um período da sua vida, você pode ter tido um, e depois ele deixou de fazer sentido para você e então você descobriu outro, e depois outro. E preferiu focar em um de cada vez. Você não precisa ficar aflito(a), nem ansioso, nem se sentindo excluído de algum bando por conta disso. O significado de propósito é uma coisa pessoal, e deve ser leve, de maneira alguma, pesar.

Como diz o significado da palavra no dicionário, que eu falei antes, é uma GRANDE VONTADE, ou seja, se é uma grande vontade, é uma vontade que vem lá do fundo do seu coração, da sua alma, ultrapassando o seu ego, e que vem com uma força incrível e linda. Uma força que te move. É aquela vontade, ou aquelas, em que você pensa antes de dormir, e que você acorda pensando que é isso que queria fazer no seu dia, que é desse jeito que você se sentiria completa(o), fazendo alguma diferença real no mundo ou/e na sua própria vida aqui, com um desejo real seu, um desejo verdadeiro, e não que foi imposto pelos outros. Justamente por isso, o propósito deve ser uma coisa boa. Pensar nele deve ser uma coisa boa, e continuar encontrando o seu propósito, então: melhor ainda. Então, pense com carinho!

O que um propósito traz

Um propósito pode fazer com que você não mais tenha uma vida chata ou entediante. Ou até uma vida excitante, mas que não seja verdadeiramente sua, não seja a vida que realmente pertence a você. Encontrar o seu propósito é se encontrar. É ter um motivo que te faça querer levantar da cama todas as manhãs com foco e determinação para continuar traçando o seu caminho.

William Shakespeare escreveu: “Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme”.

Espero que o que eu trouxe aqui hoje te ajude de alguma forma a alavancar seus resultados profissionais, pessoais e sua qualidade de vida! Até mais.

Leia mais em nosso blog:

https://institutojucinones.com.br/blog/

Conheça nosso canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCJlcgUVi2YMVNPZecCa1nqQ?view_as=subscriber

Conecte-se conosco:

https://bit.ly/conecte-se-conosco

Receba nossas novidades!

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *