fbpx
Juci Nones

Juci Nones

Aprenda a Tirar Proveito dos Fracassos

aprenda a tirar proveito dos fracassos

Diz para mim, você o copo meio cheio ou meio vazio? Se você vê meio cheio, ótimo! Você é uma pessoa positiva e consegue ver o lado positivo até mesmo das coisas que não saem perfeitamente. Contudo, se você vê meio vazio, quer dizer que você precisa trabalhar essa forma de ver as coisas. Neste texto, eu vim te dar algumas dicas para que você aprenda a tirar proveito dos fracassos que lhe acontecem, para melhorar sua qualidade de vida e adquirir energia positiva.

Para quem busca ser uma pessoa de sucesso, tropeços e fracassos sempre existirão. Contudo, para o verdadeiro empreendedor, o fracasso absoluto não existe. O que para pessoa comum é fracasso, para ele é apenas um plano ou uma ideia que não deu certo. Encontra nisso um aprendizado que não encontramos de nenhum outro jeito: o que não é bom para si mesmo. Ademais, se você quiser realizar o seu propósito definido e prosperar na vida alcançando sucesso após o sucesso, deverá ter a mesma atitude do verdadeiro empreendedor: você precisa aprender a tirar proveito dos seus fracassos. Lembre-se, querer é poder!

Vamos às dicas:

Dica número 1: desenvolva suas habilidades através da prática.

Se você quiser ser músico, precisa praticar o instrumento escolhido. Se escolher ser palestrante, praticar a falar em público será essencial. Além disso, se almejar ser jogador de futebol, precisará praticar com a bola. Se quiser ser pintor, precisa praticar a pintura. Não há como escapar disso. Se você quiser se tornar bom em alguma atividade, você precisa praticá-la. Isso é simples e óbvio. O problema é que existem inúmeras barreiras mentais que nos afastam da prática, mas que você precisa se forçar a superar.

É preciso persistência. Certamente existe uma qualidade em todas as pessoas persistentes que você precisa aprender: o comprometimento total com o seu propósito. Pessoas persistentes fazem votos para se tornar quem elas querem ser, para obter aquilo que elas desejam, e em condição alguma quebram esses votos. O sucesso é estruturado sobre uma base simples e auto evidente: o ser humano melhorará em tudo aquilo que ele praticar exaustivamente. Mas, para conseguir praticar exaustivamente, seu trabalho não pode parecer trabalho. Lembre-se, o universo não recompensa pessoas pelo muito que sabem ou pelo talento que possuem, mas pelo que elas fazem com aquilo que sabem ou com o talento que possuem.

Dica número 2: monitore os resultados.

Você já ouviu a frase “quem não monitora, não administra”? Então, enquanto estiver aplicando as suas habilidades e mesmo após ter aplicado, você precisa monitorar e refletir sobre os resultados que está obtendo. Monitorar e refletir seus resultados é muito importante. E, para isso, responder questões como: o que funciona? Por que isso funciona? Por que isso não funciona? Onde, quando e como isso funciona ou não funciona? Geralmente temos a tendência de imediatamente nos culpar quando algo não dá certo.

Então, antes mesmo disso acontecer, monitore seus resultados para que você tenha a consciência do que dá certo e o que não dá, como é melhor e como não é. Esteja totalmente por dentro do seu propósito, tome o posto! Observe seu trabalho: busque incansavelmente maneiras para que ele possa ser feito melhor, mais fácil e mais eficientemente. É uma das formas para que você aprenda a tirar proveito dos fracassos quando acontecerem, pois saberá que deu seu melhor!

Dica número 3: modifique o que não está funcionando

Por último você precisa ter a resiliência de mudar o que não funciona, ou seja, durante a prática você repete mais o que está funcionando e muda o que não funciona bem. Repita esse ciclo constantemente. Esse processo é uma forma eficiente melhorar o que funciona mal e elevar o nível de excelência do que já funciona bem. Nesse processo, mantenha a mente aberta. Fique atento. Sobretudo, busque a verdade das coisas. Uma das melhores coisas do mundo são pessoas de mente aberta, portanto, que estão abertas para ideias novas, para tentar coisas diferentes, jeitos diferentes de fazer o que já estão fazendo e também buscam entender as coisas na essência delas.

Dica número 4: prepare-se

Para encerrar, a dica mais importante: prepare-se. Não há nada que supere o preparo. Desse modo, leia tudo que estiver relacionado ao seu propósito, estude tudo que estiver relacionado ao seu propósito. Dedique-se a aprender tudo sobre ele. Desafie-se a estudá-lo pela vida inteira, a fim de tornar-se o melhor do mundo nele. E persista nisso. O caminho sempre se abre a uma pessoa determinada a conseguir o que deseja, e que então se prepara para resolver qualquer problema no caminho, relacionado àquilo. Busca sempre estar preparada com conhecimento sobre todas as partes, tudo que pode ou não acontecer. E então, quando fracassar, saberá como, onde e quando recomeçar. Estará preparada. É essencial para que aprenda a tirar o proveito de todos os seus fracassos.

Então, é isso. Faça essas coisas constantemente em sua vida, faça que virem sua rotina. Assim sendo, tenho certeza de que você irá estar preparado(a) para lidar melhor com seus fracassos (que não são evitáveis) e verá o lado bom deles, usará a seu favor.

Leia mais em nosso blog:

https://institutojucinones.com.br/blog/

Conheça nosso canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCJlcgUVi2YMVNPZecCa1nqQ?view_as=subscriber

Conecte-se conosco:

https://bit.ly/conecte-se-conosco

Receba nossas novidades!

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *