A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Primordialmente, funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo. Então, a ansiedade, se for só o suficiente, é benéfica. Entretanto, se passar do ponto de equilíbrio, um excesso de futuro, por exemplo, pode e vai atrapalhar muito sua performance profissional e sua vida! Assim, trago aqui 5 dicas para diminuir a ansiedade encontrar seu ponto de equilíbrio.
Dica 1: em situações, rapidamente controle a excitação
Assim que perceber os primeiros sinais de ansiedade elevada, pare, puxe o ar pelo nariz contando até 5, segure o ar contando até 5, solte o ar pela boca devagar contando até 5, essa é uma dica que vai diminuir a ansiedade, apesar de simples.
Faça isso 5 X.
Dica 2: para diminuir a ansiedade do que fará, Programe seu Dia
Faça uma lista das coisas que precisa fazer no dia, escolha ao menos 5 principais tarefas e foque em uma de cada vez. Toda vez que a mente quiser partir para a próxima tarefa, traga-a de volta; você está no comando. Planeje, volte para o agora para viver e agir e, assim, o planejamento irá acontecer.
Dica 3: mantenha um diálogo interno positivo, para diminuir a ansiedade do negativo
O ser humano adulto fala entre 300 à 1000 palavras a si mesmo por minuto. Se estas palavras forem positivas seu cérebro irá liberar químicas neurais positivas para sua corrente sanguínea que irão te acalmar . Então, quando o pensamento negativo vier, troque por um positivo; a fim de aproveitar a deixa de que o cérebro não pensa em duas coisas ao mesmo tempo.
Dica 4: busque sempre ampliar sua consciência
Ao sentir-se acelerado(a) pela ansiedade amplie sua consciência e perceba por que está ansioso(a). Comece a entendê-la como re/ação, ou seja, algo a desencadeia, a alimenta. Descubra esses gatilhos e se for algo que já pode resolver no momento, o faça na hora. Se não puder, diga a si mesmo que deixará o momento chegar e a resposta chegará.
Dica 5: aprenda a aceitar suas falhas, você é humano
A principal das 5 dicas para diminuir a ansiedade é aceitar suas falhas, porque geralmente somos mais compreensivos com os “defeitos” dos outros do que com os nossos, com os nosso nos cobramos 24/7. Então, por que não aplicar essa postura na autoanálise?
Abandone o medo de errar, de receber críticas e repreensões. Se acontecer aprenda e prossiga. Você pode!